Salta & Jujuy: Onde Ficar e O que Fazer

Seguindo os posts de Salta e Jujuy, nesse daqui quero dar dicas de onde ficar e o que fazer na cidade de Salta e como organizar seus passeios.

Como eu comentei no post anterior, no meu modo de ver não é necessário fazer base em cada mini cidade que você vai. Primeiro porque é um saco ter que ficar fazendo e desfazendo mala e porque nessas mini cidades, a única coisa que você vai fazer é descansar mesmo, ok?

Portanto, pela facilidade eu indico ficar em Salta capital. Ainda que não seja assim bombasticamente frenética de turismo é onde tem mais facilidades para agendar sua passagem pelo norte argentino. Digo isso porque lá tem bastante  hotel, tem agências legais e ainda assim é uma cidade “grande” por qualquer eventual problema que você possa ter.

???????????????????????????????

Eu fiquei hospedada em um apart, levando em conta que arranjei tudo com 4 dias de antecedência foi ok. Eu achei meio meh o lugar mas também nem ficava lá então deu pro gasto. O ruim desse apart é que eles não ajudam em nada no quesito turismo. Tipo, você se vira. Ainda que eu goste dessa modalidade, eu acho legal poder contar com a ajuda da equipe, caso necessário (para comer, reservar passeios, etc), mas isso nesse apart não ocorreu. O bom era que era bem localizado, pertinho da agencia que reservamos tudo e dava para ir caminhando jantar e etc.

O meu apart foi o Buenos Aires. Tem vários hotéis legais por lá tipo o Design, o Alejandro I. Eles são lindos, mas ficam meio afastados do Centro, mas não achei um problema porque táxi lá é bem barato e a cidade é pequena para zanzar.

???????????????????????????????

Em Salta

Salta, de novo, não é um exemplo de cidade maravilhosa. Tem coisas para fazer sim. Uma delas é conhecer as diversas praças e parques que eles tem por lá no Bus Turístico de Salta. Sai uns 150 pesos por pessoa e são várias paradas, dá subir e descer quando bem entender.

Depois para visitar mesmo em Salta tem o a Catedral, o Cabildo, o Convento San Bernardo e o Centro Cultural das Américas, tudo isso fica na mesma praça. Bem baba, que é a 9 de Julio.

Fora esses passeios tem o Cerro San Bernardo que é legal porque dá para acessar ao bendito via teleférico, que sai 45 pesos a subida e 45 a descida. Eu comprei a subida e desci com um táxi direto para o hotel (vale mais a pena deixar esse passeio para o final da tarde pelo calor e pelo por do sol). Dá para subir caminhando também, mas nossa, com 40 graus não rola fazer ahaha e bem ou mal o teleférico é uma boa opção. Lá em cima tem uma área com água que é bem refrescante, um café que só vende água e sorvete de palito e só. E a vista, é claro. Para ir até o teleférico pega um táxi. Fala que você quer ir ao teleférico, se falar que quer ir ao Cerro San Bernardo eles vão te levar direto lá pra cima.

cerro san bernardo salta 3

Outro cerro interessante pra conhecer é o da Virgen. Quem é católico rola um turismo religioso por lá. Diz uma mulher que viu a Nossa Senhora em cima dessa montanha e desde então a santa pediu para ela construir lá em cima uma capela. Ou seja, em cima desse cerro existe um santuário dedicado a Virgem Maria. Todo o norte argentino é muito católico, então o lugar é mesmo procurado por peregrinos que sobem a trilha ingrime a pé até chegar no topo, onde tem a capela. Lá em cima, o clima é de paz e mesmo não sendo católico é interessante poder ver. O silêncio permanece por lá e independente de religião, existe espiritualidade. Para chegar até lá é necessário um táxi até a base da montanha e de lá subir a pé o caminho. Cansa demais! Demais. O passeio é gratuito. Aos sábados vai muita gente porque a mulher que diz que viu a Virgem passa pelas pessoas dando benção.

???????????????????????????????

Em se tratando de museus, Salta tem dois beeeem legais (tem vários na real), que até eu que não sou tão fã, curti. Um deles é o Museo de Arqueologia de Alta Montaña (MAAM) e o Museo de Arte ContemporáreoO MAAM eu amei, também fica na praça 9 de Julio. Esse museu nasceu em 1999 quando três crianças foram achadas em cima do vulcão Lullaillaco, a 6700m de altitude. Essas crianças haviam sido sacrificadas pela cultura inca como oferenda aos deuses. Elas foram encontradas com seus trajes de funerário (146 objetos), pela temperatura os corpos estavam intactos e o museu preserva esses corpos e a cada mês um deles é posto em observação. O museu mantém a temperatura da câmara a 18 graus para preservar os mesmos. É BEEEEM interessante esse museu, dá abertura pra cultura inca mas de uma forma que chama atenção. E o fato dessas crianças estarem expostas gera certa curiosidade. As entradas custam 50 pesos e não abrem as segundas. Não pode tirar foto lá dentro.

???????????????????????????????

Fora isso, todas as agências tem passeios de city tour pela cidade a partir das 16h da tarde. E é legal poder ir, levando em conta que a cidade é pequena e que mais vale um city tour de turista mesmo do que perder a tarde né?

Sites e Endereços

Governo de Saltawww.saltalalinda.gov.ar

Cerro San Bernardowww.cerrosanbernardo.todowebsalta.com.ar/ Teleférico: www.teleferico.elturistaperiodico.com

Cerro de la Virgenwww.inmaculadamadre-salta.org/obra/

MAAMmaam.culturasalta.gov.ar

O site do governo de Salta é bem completinho sobre o que fazer na cidade em relação a passeios culturais. No próximo post vai ter os passeios fora da cidade que valem a viagem até esse lado da Argentina: as Salinas, Cafayate, Cachi e Humahuaca.

Um comentário em “Salta & Jujuy: Onde Ficar e O que Fazer

  1. Oi Amanda, para quem vai à Salta deixo a dica de uma lojinha linda, que se chama Björk, na rua Zuviria, 20, ao lado do Hotel Vitoria, bem na praça central. Eles vendem uns vestidos e peças de decoração cheios de estilo. Aliás, tudo nesta loja é cheio de estilo! Eu fui há dois anos, espero que não tenha fechado! Beijo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s